RECURSOS LINGÜÍSTICO-ARGUMENTATIVOS NO DISCURSO PUBLICITÁRIO

2008; Volume: 9; Issue: 16 Linguagem: Português

ISSN

1981-4755

Autores

Esther Gomes de Oliveira, Melissa Carolina Herrero Rezende de Azevedo, Suzete Silva Nascimento,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

As mais recentes investigacoes linguisticas colocam o texto dentro de uma nova abordagem: a linguagem como producao, isto e, um campo mais abrangente que capte a multiplicidade dos fenomenos instaurados na lingua e a partir da lingua. O texto, visto como um jogo dinâmico entre os interlocutores, mobiliza os elementos envolvidos no ato de producao de sentidos e as ligacoes da lingua com o homem e a sociedade. Alinguagem esta intimamente ligada a realidade da vida cotidiana, uma realidade que busca a interacao dos interlocutores, sempre objetivando a consecucao de um texto semanticamente satisfatorio, e a linguagem da publicidade, mediante sua trama argumentativa, e o simulacro ideal para esse processo. A linguagem publicitaria tem sido considerada um genero discursivo caracterizado pela riqueza linguistica de sua elaboracao, valendo-se de mecanismos pertencentes nao so ao nivel gramatical da lingua, mas tambem ao nivel discursivo-argumentativo que direciona os desejos do interlocutor/consumidor. Com base na Semântica Argumentativa, examinaremos determinados procedimentos responsaveis pela estrutura argumental do texto, desvendada por meio de pistas/direcoes que os referidos elementos linguisticos oferecem. Sao eles: operadores argumentativos, figuras de repeticao (anafora, epistrofe, concatenacao e paralelismo), adjetivacao e homonimia.

Referência(s)