
Halbwachs no Hollodeck: Jogos Eletrônicos e Memória Coletiva
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 10; Issue: 10 Linguagem: Português
10.22409/ppgmc.v10i10.9794
ISSN2178-602X
Autores Tópico(s)Cinema and Media Studies
ResumoEste trabalho discute alguns resultados de uma pesquisa cujo objetivo era investigar se experiência lúdica dos jogos eletrônicos pode atuar como um suporte para memória coletiva e para produção e no compartilhamento de representações, de imagens e de um imaginário sobre o passado. Trata-se também de uma discussão sobre memória coletiva, multimodalidade e jogos eletrônicos, centrada na análise do jogo Assassin’s Creed II. Os dados foram coletados com o recurso à um micro etnografia do game play. Ao longo do texto, demonstro como estudos sobre jogos como Call of Duty , Medal of Honor sugerem que alguns videogames podem assumir inúmeras funções mnemônicas como como simulação, celebração, narrativa, produção de monumentos, vivência do luto, rememoração e patrimonialização. Os recursos multimodais presentes em jogos eletrônicos como Assassin’s Creed II podem ampliar as possibilidades de compartilhamento da memória coletiva.
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