Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Práticas de letramento acadêmico de estudantes-convênio de graduação: uma análise das relações entre língua e identidade

2019; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 91; Issue: 229 Linguagem: Português

10.24109/2176-6681.rbep.91i229.632

ISSN

2176-6681

Autores

Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, Nuno Valentim Morais Barroso,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este artigo as diferentes estratégias criadas por estudantes de graduação, oriundos de países africanos falantes de Língua Portuguesa, para lidarem com o letramento acadêmico e assim construírem suas identidades no espaço universitário. Utilizou-se como referencial teórico-metodológico o conceito de letramento como prática social, proposto pelos New Literacies Studies e o conceito de identidade como um continuum, que emerge em determinados contextos e/ou situações sociais. Participantes do Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G), os referidos estudantes freqüentam diferentes cursos na Universidade Federal de São João Del Rei e de modo concomitante utilizam a língua portuguesa, o crioulo e gírias para serem bem sucedidos, o que por sua vez demonstra que ser falante de língua portuguesa não implica necessariamente em garantia de sucesso e compreensão da língua portuguesa falada no Brasil.

Referência(s)