Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O CINEMA VERDADE DE JEAN ROUCH NO FILME DI CAVALCANTI DI GLAUBER

2009; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

10.33871/19805071.2009.4.2.1614

ISSN

1980-5071

Autores

Eduardo Tulio Baggio,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Este texto propõe uma análise do filme Di Cavalcanti di Glauber, dirigido por GlauberRocha em 1976, sob o ponto-de-vista das teorias do cinema documentário. A análise percorre ocaminho do reconhecimento das influências que Glauber Rocha e o Cinema Novo receberam. Taisinfluências aparecem na realização de um documentário especí­fico que mostra caracterí­sticas deinteração, ou do Cinema Verdade, e que corresponde, em especial, aos pressupostos estabelecidos porJean Rouch. O próprio modo de realização de Di Cavalcanti di Glauber, com a intervenção no enterro,os comentários de Glauber e a controvérsia gerada indicam o caminho interativo descrito teoricamentepor Manuela Penafria.PALAVRAS-CHAVE: documentário; teorias do cinema; Glauber Rocha.

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