Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Velho Chico: narrar para audiências desatentas – dilemas e desafios

2017; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/issn.2316-9125.v22i1p75-83

ISSN

2316-9125

Autores

Antônio Hélio Junqueira, Maria Aparecida Baccega,

Tópico(s)

Asian Culture and Media Studies

Resumo

O viver contemporâneo — imbricado em redes de hiperconexão e exacerbada midiatização das relações sociais e das intimidades — introduz e estabelece novos modos de convivência entre audiência e produtos culturais. Aí, a telenovela, principal produto ficcional de consumo massivo no Brasil, molda-se a novos modos do ver: desatentos e multifocais. Aviltam-se a imagem e o silêncio, ao mesmo tempo que se impõem tensos desafios às narrativas, em sua experimentação das possibilidades sociais da visão e da transformação social da realidade vivida. O presente artigo discute a recente experiência da exibição, no Brasil, da telenovela Velho Chico, pela Rede Globo de Televisão, bem como alguns de seus desdobramentos junto à audiência, enquanto proposta estética e narrativa profundamente inovadora frente a produtos culturais congêneres.

Referência(s)