O ensino de literatura brasileira por meio do Teatro do Oprimido: uma experiência na Carolina do Norte
2017; SciELO; Volume: 11; Issue: 15 Linguagem: Português
ISSN
2596-304X
Autores Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoEste trabalho analisa experiencias no ensino de literatura brasileira realizadas com alunos estadunidenses da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (UNC-CH). Ao utilizarmos um metodo teatral baseado no Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, pretendemos criar uma relacao ideologica entre os alunos americanos e nao so a literatura brasileira, mas o contexto brasileiro, de forma a lidar mais eficientemente com algumas questoes apresentadas em nossa literatura e que concernem diretamente textos de autoria feminina, em especial textos escritos na segunda metade do seculo passado. Aqui se propoe uma avaliacao de exercicios a partir da leitura de “I love my husband”, de Nelida Pinon, “Menina de vermelho a caminho da lua”, de Marina Colasanti, e “A hora da estrela”, de Clarice Lispector. Palavras-chave: Literatura Brasileira. Teatro do Oprimido. Educacao.
Referência(s)