Artigo Revisado por pares

O ensino de literatura brasileira por meio do Teatro do Oprimido: uma experiência na Carolina do Norte

2017; SciELO; Volume: 11; Issue: 15 Linguagem: Português

ISSN

2596-304X

Autores

Érica Rodrigues Fontes,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Este trabalho analisa experiencias no ensino de literatura brasileira realizadas com alunos estadunidenses da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (UNC-CH). Ao utilizarmos um metodo teatral baseado no Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, pretendemos criar uma relacao ideologica entre os alunos americanos e nao so a literatura brasileira, mas o contexto brasileiro, de forma a lidar mais eficientemente com algumas questoes apresentadas em nossa literatura e que concernem diretamente textos de autoria feminina, em especial textos escritos na segunda metade do seculo passado. Aqui se propoe uma avaliacao de exercicios a partir da leitura de “I love my husband”, de Nelida Pinon, “Menina de vermelho a caminho da lua”, de Marina Colasanti, e “A hora da estrela”, de Clarice Lispector. Palavras-chave: Literatura Brasileira. Teatro do Oprimido. Educacao.

Referência(s)