Capacidades necessárias à prática docente em Ciências Contábeis:
2017; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
10.20873/uft.2359-3652.2017v4n2p194
ISSN2359-3652
Autores Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoO presente trabalho propõe analisar, sob a ótica das teorias da educação, a respeito dos saberes e competências necessárias ao docente de Ciências Contábeis. As recentes pesquisas sobre essa temática tem demonstrado um perfil docente carente de capacidades profissionais específicas exigidas ao professor-contador. O estudo se desenvolve sob uma abordagem qualitativa do problema, pautado na pesquisa bibliográfica e em objetivos descritivo-exploratórios. Pretendeu-se enumerar, por meio da socialização de resultados de pesquisas anteriores, quais as capacidades são necessárias aos professores que ensinam tal ciência para que os discentes alcancem as competências que exigem o novo mercado. Nota-se que a busca por uma formação contínua refletida na construção permanente dos saberes docentes específicos e na transformação formativa e metodológica, com vistas à qualificação pedagógica, didática e contábil, precisa ser uma constante na carreira do professor-contador, sobretudo formação de natureza stricto sensu, para que atenda com eficácia ao processo de ensino e aprendizagem.
Referência(s)