Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

AS CONCEPÇÕES DO ENSINO DA ARTE NA PEDAGOGIA

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÃNGULO MINEIRO; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18554/rt.v9i1.1717

ISSN

2316-9966

Autores

Ana Silva Cury Abbade Mendes,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

A pesquisa busca analisar as concepções de ensino da arte nos projetos político-pedagógicos dos cursos de Pedagogia do Centro-Oeste e documentos legais de âmbito nacional. Questões: Como as concepções sobre arte e o ensino da arte se desvelam nos projetos pedagógicos de formação do aluno nos cursos presenciais de Pedagogia do Centro-Oeste, nas ementas das disciplinas do ensino de arte e documentos legais LDB/96, PNE/14 e DCN? Até que ponto a proposta desse ensino de arte é interdisciplinar? Marco teórico: as obras de Ana Mae Barbosa, (2007-2009); Ferraz e Fussari (1993-2010); Abreu-Bernardes (2011), Bachelard (1998), Schiller (2002). Metodologia qualitativa, bibliográfica e documental. Resultados iniciais: Levantamento das instituições que oferecem o curso de Pedagogia, documentos legais, escrita e estudos teóricos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX