LETRAMENTO, EUROCENTRISMO E PROCESSOS DE LEITURA ENVOLVIDOS NA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA

2013; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.48075/geoq.v6i1.6735

ISSN

2178-0234

Autores

Daniel Luiz Poio Roberti,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

As reflexoes recentes no campo da aprendizagem da leitura e escrita tem apontado para a necessidade de se marcar as diferencas entre letramento e alfabetizacao. De uma forma geral alfabetizar significaria levar as pessoas a construirem o dominio da tecnologia da escrita, a entrada nos codigos que compoem o sistema de registro de cada sociedade, enquanto que letramento e levar a pessoa mais alem, e possibilitar o pleno exercicio das praticas sociais de leitura e escrita. Foi a partir dessa distincao teorica que adaptei os processos de leitura e escrita para a linguagem cartografica. O mapa, assim como um texto visa a comunicacao e e formado por um conjunto de signos. Associei o mecanismo da Alfabetizacao Cartografica ao publico de jovens e apresentei uma proposta de leitura cartografica ao ensino de adultos. O Letramento Cartografico e uma proposta de leitura de mapas geopoliticos modernos que nasce da analise dos discursos dos professores. Esta discussao envolve um dos mapas que e o mais trabalhado em sala de aula. Ele apresenta a Europa posicionada no centro grafico, demonstrando uma construcao historica de primazia do poder, como unica representacao “certa” da visao do mundo.

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