
Que quadrilátero é? Licenciandos em matemática usando propriedades conhecidas no VMT com o GeoGebra
2017; Volume: 70; Linguagem: Português
10.4322/gepem.2017.027
ISSN2176-2988
AutoresJoão Carlos Fernandes Barreira, Marcelo Almeida Bairral,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoAmbientes de geometria dinâmica podem constituir espaço para aprendizagem e desenvolvimento do pensamento científico.Eles permitem a construção e o manuseio de objetos matemáticos na tela do computador: a possibilidade de clicar, arrastar e transformar diferentemente uma figura, influencia qualitativamente na descoberta matemática.O objetivo deste artigo é ilustrar uma dupla de licenciandos interagindo no VMTcG na resolução de uma tarefa com os propósitos de construir um quadrilátero e analisar a sua natureza.Os dados foram coletados mediante tabelas geradas no ambiente, registros escritos, uso do VMT player, print de telas com construções no quadro branco ou na aba do GeoGebra e registros dos pesquisadores.As formas de convencimento sobre a natureza do quadrilátero construído estiveram
Referência(s)