Artigo Produção Nacional

Cinema brasileiro, tempo passado e tempo presente: o lugar da memória e a questão racial

2016; Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; Volume: 51; Issue: 218 Linguagem: Português

ISSN

2182-2999

Autores

Teresa Cristina Furtado Matos,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

O artigo trata da producao simbolica sobre relacoes raciais no Brasil contemporâneo a partir da analise de tres filmes brasileiros realizados nos anos 2000: Filhas do Vento (Joel Zito Araujo, 2004), Quase Dois Irmaos (Lucia Murat, 2004) e Quanto Vale ou e por Quilo (­Sergio Bianchi, 2005). Adota-se como eixo de reflexao o lugar da memoria e o recurso ao dialogo entre tempo presente e tempo passado que estas peliculas utilizam. Propoe-se que o uso de temporalidades diferentes na construcao narrativa dessas obras se constitui como estrategia tipica do periodo para falar sobre continuidades e descontinuidades, permanencias e mudancas no padrao de interacao racial brasileiro, fazendo pensar, portanto, sobre as transformacoes no modo representacao/compreensao das interacoes raciais no pais.

Referência(s)