Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensino Híbrido em formação docente de curso de Biologia em uma disciplina em Instituição de Ensino Superior Pública

2016; Instituto Federal de Educação; Volume: 2; Issue: 04 Linguagem: Português

10.31417/educitec.v2i04.134

ISSN

2446-774X

Autores

Saulo Cézar Seiffert Santos,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

As licenciaturas em Biologia promovem um esforço para formar professores de qualidade, contudo podem ofertar conteúdos científicos cristalizados na realidade escolar. O uso de Tecnologias de Comunicação e Informação podem colaborar para essa desnaturalização, assim a abordagem do Ensino Híbrido foi utilizada para o desenvolvimento da reflexão pedagógica e crítica na formação docente em Biologia. Buscou-se compreender formas de enfretamentos da descontextualização e a desnaturalização dos conteúdos científicos por meio do Ensino Híbrido. Realizou-se um estudo de caso da disciplina de Instrumentação para Ensino de Biologia, ministrada em 2013-2014 em uma IES pública no curso de Biologia. Foram analisadas atividades: Perfil Pedagógico, WebQuest, resenhas, propostas de aulas e memorial. As fontes indicam o processo continuo de diálogo, leitura da realidade, reflexão da concepção dos conteúdos biológicos são necessários em sala de aula. Observou-se a necessidade de reaprender conteúdos numa lógica em relação a integração teoria e prática no ensino.

Referência(s)