Artigo Produção Nacional

IMPLICAÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ENSINO DO CÁLCULO

2012; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português

10.21439/conexoes.v6i3.386

ISSN

2176-0144

Autores

Francisco Régis Vieira Alves,

Tópico(s)

Semiotics and Representation Studies

Resumo

Este artigo apresenta e discute alguns elementos relacionados a Teoria das Representacoes Semioticas. Sua pertinencia se destaca no ensino/aprendizagem de Calculo Diferencial e Integral, tendo em vista que a citada teoria proporciona um vies de explicacao e descricao para diversos fenomenos vinculados ao amplo conjunto de representacoes e simbologias da quase totalidade dos objetos conceituais do Calculo. Assim, descrevem-se ao longo do texto algumas nocoes formuladas por Duval (1996; 1991) e interpretam-se algumas situacoes-problema neste contexto de ensino/aprendizagem, com a intencao precipua de salientar alguns elementos de natureza cognitiva, quando comparados a outros elementos de natureza logico-matematica. Acentuam-se alguns casos especificos do Calculo, comparando-se o ensino restrito ao lapis/papel com um ensino apoiado num recurso computacional, realcando-se as aplicacoes das nocoes de formacao , tratamento e conversao de registros, formuladas por Duval.

Referência(s)