Bíblia, história e ficção: a intertextualidade no terceiro capítulo de "A Relíquia" (Eça de Queirós)

2009; Volume: 5; Issue: 5 Linguagem: Português

10.48075/rlhm.v5i5.2111

ISSN

1983-1498

Autores

Antônio Augusto Nery,

Tópico(s)

Social and Cultural Studies

Resumo

A Reliquia (1887) e a principal obra de Eca de Queiros na qual a critica a instituicao religiosa portuguesa, muito presente em diversos textos do escritor, constitui-se mais explicita. O terceiro capitulo do livro e uma especie de canto paralelo no qual o protagonista/narrador Teodorico Raposo torna-se um evangelista, conforme ele mesmo se intitula, “Sao Teodorico, Evangelista”, e, de forma ironica e satirica, narra a paixao de Cristo, recontando os ultimos momentos de Jesus. O irreverente Teodorico emite suas opinioes nada convencionais sobre o contexto, as personagens e acontecimentos que antecedem a morte e crucificacao de Cristo. Toda a narracao e desenvolvida explicitamente a partir de uma parodia do texto biblico e informacoes provenientes de varias exegeses laicas publicadas por historiadores durante o seculo XIX que fizeram muito sucesso por questionarem a Biblia e as interpretacoes ortodoxas emitidas, ate entao, sobre ela. A desconstrucao e a dessacralizacao dos evangelhos canonicos sao claras e avultantes. Procuraremos neste trabalho, por intermedio da teoria bakhtiniana sobre a polifonia, o dialogismo e a parodia, demonstrar como Eca, apropriando-se da Biblia e dos discursos de historiadores como Ernest Renan (1823-1892) e David Strauss (1808-1874), constroi um “novo” evangelho pautado em questionamentos de verdades e ideologias que para os seguidores do cristianismo sao incontestaveis.

Referência(s)