Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A CONFIGURAÇÃO DO CAMPO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL

2016; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 6; Linguagem: Português

10.15628/holos.2016.4947

ISSN

1807-1600

Autores

Olívia Morais de Medeiros Neta,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O objetivo desse texto é o de debater sobre a configuração do campo da educação profissional (EP), atentando às inter-relações desse campo e aos desafios a ele concernentes. Para tanto, mapeamos a produção sobre EP no Portal Capes, sendo consideradas as publicações disponíveis no Portal até o ano de 2014 e o termo educação profissional, com a utilização das aspas. Para a compreensão da configuração do campo de produção do conhecimento em Educação Profissional, nos aproximamos do entendimento de campo científico de Bourdieu. A partir das análises, podemos considerar que o campo da EP no Brasil vem se configurando pelas inter-relações de temáticas como educação e trabalho na leitura da EP como modalidade de ensino e espaço de disputas políticas. E mais, o campo da EP no Brasil vem ganhando novos contornos com objetos e temas provenientes das transformações históricas vinculadas as políticas públicas voltadas à EP.

Referência(s)