Artigo Produção Nacional

CULTURA ORGANIZACIONAL E INOVAÇÃO: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DO MODELO DE SCHEIN

2017; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

10.15600/rau.v15i1.965

ISSN

1984-6142

Autores

Giancarlo Gomes, Francisco Torrens, Manuir Schons, Bárbarah Sorgetz,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A cultura organizacional se manifesta nas caracteristicas tipicas da organizacao e, portanto, se refere a um conjunto de pressupostos basicos que funcionou tao bem no passado que agora sao aceitos como premissas validas dentro da organizacao. Esses principios sao mantidos no processo continuo de interacao humana (que se manifesta em atitudes e comportamentos) como a maneira correta como as coisas sao feitas ou como os problemas devem ser entendidos dentro da organizacao. A cultura organizacional pode ser vista como um dos determinantes da inovacao, uma vez que possui elementos que podem servir para reforca-la ou inibi-la. Schein propoem a ideia de que a cultura organizacional e formada por diferentes niveis. Neste sentido, este estudo procura contribuir com a literatura proporcionando uma compreensao mais clara das relacoes entre os distintos niveis de cultura e seus comportamentos inovadores. O objetivo e analisar a influencia da cultura organizacional na inovacao a partir do modelo Schein. A pesquisa e descritiva, causal, de levantamento e quantitativa. A amostra foi composta por 164 respondentes de uma instituicao educacional de Santa Catarina. O instrumento de coleta de dados se pautou no modelo de Homburg e Pflesser (2000) e Hogan e Coote (2014). O questionario foi dividido em cinco dimensoes: Valores Basicos; Normas para a Inovacao; Artefatos da Inovacao; Comportamentos Inovadores e Desempenho de Mercado. As assertivas foram construidas por meio de escala Likert de 7 pontos, sendo 1 “Discordo Totalmente” e 7 “Concordo Totalmente”. Os dados foram analisados por meio de modelagem de equacoes estruturais. Os resultados mostram que os valores de apoio a inovacao tem influencia nas normas para a inovacao. Da mesma forma, as normas para inovacao influenciam os comportamentos inovadores e os artefatos da inovacao. Verificou-se que os artefatos da inovacao nao apresentaram relacao positiva com os comportamentos inovadores. A pesquisa evidenciou que comportamentos inovadores relacionados tem impacto positivo no desempenho de mercado. O modelo de Schein fornece uma estrutura para pensar sobre a cultura organizacional, promovendo a cultura de inovacao. Verificou-se que os niveis distintos da cultura organizacional podem apoiar os tipos de comportamentos inovadores, que sao fundamentais para o desempenho da instituicao. Com este estudo surgem oportunidades de pesquisas futuras, como a aplicacao do modelo em setores dinâmicos do ponto de vista da inovacao e em organizacoes com maior orientacao para o mercado no qual possam ser incrementados indicadores de desempenho financeiro. A replicacao desta pesquisa contribui tambem para o desenvolvimento desta area de estudo, tendo em vista a escassez de trabalhos empiricos sobre cultura organizacional e sua interacao com o desenvolvimento organizacional.

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