Winner’s Curse: An Analysis of Transactions Happening in Soccer Clubs

2017; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Inglês

ISSN

2316-932X

Autores

Josimar Pires da Silva, Paulo Sérgio Almeida-Santos, Emerson Santana de Souza, Andréia Carpes Dani,

Tópico(s)

Sports Analytics and Performance

Resumo

portuguesA literatura afirma que a maldicao do vencedor esta associada ao fato de vencedores de leiloes pagarem pelo valor de um bem acima do seu valor real ou daquilo que ele poderia resultar em ganhos para o comprador. O objetivo deste artigo consiste em verificar se os clubes de futebol em âmbito mundial ao realizarem suas principais transacoes comerciais no tocante a compra e venda de jogadores, incorrem na “Maldicao do Vencedor”. A pesquisa descritiva por meio do banco de dados do Transfermarkt faz uma analise das principais negociacoes envolvendo renomados clubes e tambem jogadores de futebol nos ultimos anos. Fora percebido que os maiores clubes de futebol em valor de mercado incorreram na maldicao do vencedor, i.e., adquiriram jogadores pagando cifras milionarias, os quais nao geraram para o clube os resultados esperados tanto em termos de premiacoes quanto de beneficios economicos. Nao obstante, a analise em relevo limita-se a expectativas probabilisticas da ocorrencia da maldicao do vencedor, bem como a fatores contingenciais tais como: comportamento humano, lesoes, etc. Ademais o artigo, contribui para literatura sobre maldicao do vencedor, sobretudo, na sua relacao com o mercado do futebol, em que existem incertezas acentuadas, igualmente, a propria mensuracao e reconhecimento contabil de tais transacoes sao frageis em estimar o verdadeiro recurso economico decorrente da formacao ou da contratacao de um jogador de futebol. EnglishThe literature states the term winner’s curse as the fact that auction winners pay higher prices a good, above its actual value. The purpose of this article is to verify whether soccer clubs around the world conducting their main business transactions (buying and selling players) incur so-called the “Curse of the Winner”. A descriptive research was conducted through the Transfermarkt database analyzes involving renowned clubs and soccer players transactions in recent years. The results point out that the biggest and more relevant soccer clubs in the market present the winner’s curse, i.e., they acquired players who do not deliver good results in performance and economy, paying a million dollar for them. Nevertheless, the analysis was limited for probabilistic expectations of the occurrence of the curse of the winner, as well as contingency factors such as: human behavior, injuries, etc. In addition, this article contributes to the literature about the winner’s curse, especially in relation to the uncertainties of the soccer market. Likewise, the very measurement and accounting recognition of such transactions are fragile in estimating the true economic resource arising from training or hiring a soccer player.

Referência(s)