Artigo Revisado por pares

O PENSAMENTO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A FORMAÇÃO PERMANENTE NO CONTEXTO DA ESCOLA CIDADÃ: UM ESTUDO PRELIMINAR

2001; Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte; Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Espanhol

ISSN

2179-3255

Autores

Rosane Kreusburg Molina, Vicente Molina Neto,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

RESUMO: A partir do inicio dos anos 90 a Secretaria Municipal de Educacao – SMED – do Municipio de Porto Alegre propoe a gestao democratica da escola e uma nova forma de organizacao do curriculo como principios do projeto politico-pedagogico que fundamentam a “Escola Cidada”. Esse projeto de ensino apresenta novos requerimentos para a pratica dos professores da Rede Municipal de Ensino e, como decorrencia, justificam uma nova politica de Formacao Permanente. O dialogo entre as diferentes disciplinas passa a ser condicao para a elaboracao, sistematizacao e reflexao dos “complexos tematicos”, o que exige e impoe urgencia na (re)construcao da identidade das disciplinas como forma de garantir uma relacao igualitaria na implementacao da dinâmica curricular. Para essa (re)construcao, no âmbito da Educacao Fisica, a SMED, em parceria com a UFRGS, vem executando sistematicamente varios programas de Formacao Permanente. Atividades que tem possibilitado a reflexao sobre a especificidade da Educacao Fisica no curriculo escolar e sua contribuicao para o projeto pedagogico da “Escola Cidada”. Assim, o presente texto trata de interpretar e discutir, preliminarmente, o pensamento e as representacoes dos professores de Educacao Fisica a respeito do papel da Escola, do significado de sua pratica docente e o que representa a Educacao Fisica no contexto da “Escola Cidada”. PALAVRAS-CHAVE: Formacao permanente; educacao fisica; escola cidada. The physical education teachers’ views and representations about permanent formation in the context of “escola cidada”: A preliminary study ABSTRACT: From the beginning of the 1990s onwards, the Education Council of Porto Alegre proposed a democratic administration of the city schools and a new form of curriculum organization based on the political-pedagogy of the “Escola Cidada” (Citizen School). This educational approach posed new requirements for teaching in city schools and, as consequence, demanded a new policy of teachers’ permanent formation. A dialogue among the different school disciplines was a condition for the elaboration, systematization and reflection of the “complex themes”. This demanded urgency in the (re)construction of the identity of the disciplines as a form of guaranteeing an equalitarian relationship in the implementation of the school curriculum. For that (re)construction in the area of physical education, the Education Council in partnership with the Federal University of Rio Grande do Sul implemented several projects of permanent formation. This has allowed reflecting on the situation of physical education in the school curriculum and its contribution for the project of the “Escola Cidada”. The present study attempts to interpret and discuss the views and representations of the physical education teachers regarding the role of this discipline in school curriculum, the meaning of its educational practice and its significance in the context of the “Escola Cidada”. KEY-WORDS: Permanent formation; physical education; “escola cidada”. Lo que piensan los profesores de educacion fisica acerca de la formacion continuada en el contexto de la escuela ciudadana: Un estudio preliminar RESUMEN: Al principio de los anos de 1990, la Secretaria Municipal de Educacao – SMED – del Ayuntamiento de Porto Alegre propone la gestion democratica de la escuela y un nuevo metodo de organizacion del curriculum como principios del proyecto politico- pedagogico sobre los cuales se plantea la “Escuela Ciudadana”. Este proyecto de ensenanza presenta nuevas exigencias para la practica de los profesores de la Red Municipal de Ensenanza y, en consecuencia, justifica una nueva politica de Formacion Continuada. El dialogo entre las distintas asignaturas pasa a ser condicion para la elaboracion, sistematizacion y reflexion de los “complejos tematicos”, lo que exige e impone urgencia en la (re)construccion de la identidad de las asignaturas como forma de garantizar una relacion igualitaria en la implementacion de la dinamica curricular. Para esa (re)construccion, en el ambito de la Educacion Fisica, la SMED, en conjunto con la Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS –, viene ejecutando sistematicamente algunos programas de Formacion Continuada. Esas actividades tienen propiciado la reflexion acerca de la especificidad de la Educacion Fisica en el curriculum escolar y su contribucion para el proyecto pedagogico da la “Escuela Ciudadana”. Asi, el presente texto trata de interpretar y discutir, preliminarmente, el pensamiento y las representaciones de los profesores de Educacion Fisica respecto al papel de la Escuela, del significado de su practica docente y lo que representa la Educacion Fisica en el contexto de la “Escuela Ciudadana”. PALABRAS-CLAVE: Formacion continuada; educacion fisica; escuela ciudadana.

Referência(s)