Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Luise Ey e A Portuguese conversation-Grammar de 1912: uma abordagem prática ao ensino do português como língua segunda

2017; Liceu Literário Português; Linguagem: Português

10.18364/rc.v1i52.174

ISSN

2317-4153

Autores

Ângela Filipe Lopes,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

RESUMO: Luise Ey publicou inúmeras gramáticas de teor prático dirigidas a aprendentes adultos de português como L2 no início do séc. XX na Alemanha. Herdeira da tradição humboldtiana e do movimento reformista no ensino de línguas na Europa do séc. XIX, esta autora, residente no Porto, Portugal, por vários anos, surge como uma interveniente importante no processo de ensino do português L2 da época por preconizar uma abordagem prática ao ensino e ao uso da língua, evidenciando para isso o papel da fonética na sua Portuguese Conversation-Grammar de 1912. PALAVRAS-CHAVE: historiografia gramatical; Luise Ey; ensino de português L2; reforma do ensino de línguas no séc XX

Referência(s)
Altmetric
PlumX