Artigo Produção Nacional

A CANÇÃO DE ROLANDO E O CÍCLO DA CANA-DE-AÇÚCAR: DOS USOS DA LITERATURA NA CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA OFICIAL

2017; Volume: 5; Issue: 5 Linguagem: Inglês

ISSN

2594-3766

Autores

Christine Rufino Dabat,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Resumo A literatura dialoga com a historia de diversas maneiras. Esta presente, as vezes com forca, como fonte de identidade. Este uso peculiar pode ser investigado por meio de um exercicio comparativo entre duas obras famosas, a Cancao de Rolando e o Ciclo da Cana-de-Acucar de Jose Lins do Rego, ambas oferecidas como leitura no âmbito escolar. Palavras-chave: Historia e literatura; identidade; ensino da historia. Abstract In many ways may literature dialogue with history. It is sometimes present as source of identity. This peculiar use might be investigated through a comparative approach of two famous works: Song of Roland and the Sugar Cane Cycle by Jose Lins do Rego, both offered as formative reading in schools. Keywords: History and literature; identity; teaching history.

Referência(s)