Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A INSTITUIÇÃO LINGUAGEM FORMADORA DA SUBJETIVIDADE DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

10.21680/1982-310x.2016v9n2id12252

ISSN

1982-310X

Autores

Zenaide Aparecida da Silva, Leonardo Andrade dos Santos, Silvana Lucia de Andrade dos Santos,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente artigo refere-se à questão da linguagem como instituição social, formadora da subjetividade do adolescente em conflito com a lei. Traz alguns conceitos de instituição social, à luz dos ensinamentos dos sociólogos luteranos austro-americanos Peter Ludwig Berger e Brigitte Berger. Segundo os autores, a linguagem é uma instituição social, sendo a primeira instituição no qual o indivíduo é inserido. Aborda-se ainda, as características fundamentais desta instituição. Este artigo foi parte integrante das discussões da disciplina optativa “Instituições Formadoras da Subjetividade”, do curso de Pós-Graduação “STRICTO SENSU” e Pesquisa do Programa Mestrado Profissional Adolescente em Conflito com a Lei, da Universidade Anhanguera de São Paulo, ministrado pela docente Dra. Luciene Jimenez, no 1º semestre do ano de 2013.

Referência(s)