Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Prática centrada no cliente na reabilitação: definição, instrumentos e desafios

2017; Volume: 28; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/issn.2238-6149.v28i1p122-127

ISSN

2238-6149

Autores

Daniela Virgínia Vaz, Luísa Graziella Jubilini, Letícia Costa Queiroz,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

Introdução: Na reabilitação, a habilidade do paciente em lidar com a sua condição de saúde e tomar decisões, sua motivação e sua adesão, são determinantes para os desfechos terapêuticos. A prática centrada no cliente (PCC) reconhece e promove a centralidade dos interesses de pacientes e por isso seu conhecimento é fundamental para o avanço da reabilitação. Objetivos: i) identificar os fundamentos da PCC, ii) descrever instrumentos para sua implementação, iii) registrar resultados da PCC, e iv) analisar as principais dificuldades e benefícios da PCC. Método: Revisão narrativa a partir de bancos de dados e cruzamento de referências. Resultados: segundo estudos revisados, a PCC é uma abordagem clínica colaborativa e empoderadora do paciente, que reconhece-o no centro do processo decisório, aumentando a adequação do cuidado. Diferentes instrumentos simples podem ser imediatamente adotados na clínica. Ainda poucos estudos documentam resultados da PCC na reabilitação. Para implantação da PCC é necessário vencer desafios no nível individual de terapeutas e pacientes e no nível institucional de serviços de saúde.

Referência(s)