
Prática centrada no cliente na reabilitação: definição, instrumentos e desafios
2017; Volume: 28; Issue: 1 Linguagem: Português
10.11606/issn.2238-6149.v28i1p122-127
ISSN2238-6149
AutoresDaniela Virgínia Vaz, Luísa Graziella Jubilini, Letícia Costa Queiroz,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoIntrodução: Na reabilitação, a habilidade do paciente em lidar com a sua condição de saúde e tomar decisões, sua motivação e sua adesão, são determinantes para os desfechos terapêuticos. A prática centrada no cliente (PCC) reconhece e promove a centralidade dos interesses de pacientes e por isso seu conhecimento é fundamental para o avanço da reabilitação. Objetivos: i) identificar os fundamentos da PCC, ii) descrever instrumentos para sua implementação, iii) registrar resultados da PCC, e iv) analisar as principais dificuldades e benefícios da PCC. Método: Revisão narrativa a partir de bancos de dados e cruzamento de referências. Resultados: segundo estudos revisados, a PCC é uma abordagem clínica colaborativa e empoderadora do paciente, que reconhece-o no centro do processo decisório, aumentando a adequação do cuidado. Diferentes instrumentos simples podem ser imediatamente adotados na clínica. Ainda poucos estudos documentam resultados da PCC na reabilitação. Para implantação da PCC é necessário vencer desafios no nível individual de terapeutas e pacientes e no nível institucional de serviços de saúde.
Referência(s)