Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

OS SOFTWARES SOCIAIS E A WEB 2.0 COMO ESPAÇOS MULTIRREFERENCIAS EM PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português

10.24115/s2446-6220201732349p.34-46

ISSN

2446-6220

Autores

Simone Lucena, Arlene Araújo Domingues Oliveira,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender as potencialidades dos softwares sociais da web 2.0 utilizados no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Pedagogia na formação dos bolsistas de iniciação à docência. A pesquisa é de natureza qualitativa com inspiração epistemológica na abordagem multirreferencial. Durante a formação no Pibid foram utilizados diferentes software sociais e interfaces da web 2.0 dentre elas os diários online, o Facebook e o WhatsApp Messenger. Como resultado foi observado que os sujeitos da pesquisa, passaram a utilizar estes aplicativos como outro espaçotempo de formação. Um espaço multirreferencial com possibilidades de socializar, interagir e narrar instantaneamente todas as ações desenvolvidas nos diferentes ambientes de aprendizagem, pois os softwares sociais na web 2.0 potencializam que as pessoas criem, partilhem e divulguem suas autorias em forma de texto, áudio, imagem e vídeo.

Referência(s)