Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Construção e validação participativa do modelo lógico do Programa Saúde na Escola

2017; Centro Brasileiro de Estudos de Saúde; Volume: 41; Issue: spe Linguagem: Português

10.1590/0103-11042017s13

ISSN

2358-2898

Autores

Raquel Malta Fontenele, Ana Inês Sousa, Alexandra Schmitt Rasche, Maria Helena do Nascimento Souza, Dilma Cupti de Medeiros,

Tópico(s)

Youth, Drugs, and Violence

Resumo

RESUMO Trata-se de um estudo avaliativo, de abordagem qualitativa, que objetivou construir e validar o modelo lógico do Programa Saúde na Escola. A coleta de dados ocorreu em reuniões com sete gestores, de forma participativa. Foi utilizado um roteiro com perguntas abertas e técnica de elaboração de cartazes. A análise temática possibilitou a construção das categorias: Criação do Programa Saúde na Escola; Avanços e desafios; e A busca de resultados. Os resultados permitiram delinear o modelo lógico do programa e favorecer um diálogo, junto aos gestores, sobre os efeitos e as influências operacionais deste modelo, oferecendo subsídios para futuras pesquisas avaliativas na área da saúde escolar.

Referência(s)