Processos de aprendizagem dos 0 aos 3 anos: contributos do sócio-construtivismo
2012; Organization of Ibero-American States; Volume: 60; Issue: 1 Linguagem: Português
10.35362/rie6011330
ISSN1681-5653
AutoresIsabel Simões Dias, Sónia Correia,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoNeste artigo aborda-se o conceito de aprendizagem e os seus processos na primeira infância numa perspetiva sócio-construtivista. Partindo da análise de documentos elaborados por estudantes do curso de formação inicial em Educação de Infância do Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Portugal) – no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica II (2008/2009), procura-se identificar a definição e os processos de aprendizagem considerados significativos pelos mesmos. Dos dados alcançados neste estudo exploratório destacamos a ação e a interação como eixos de aprendizagem nesta etapa do desenvolvimento. Palavras-chave: Aprendizagem, 1.ª infância, Educação de Infância
Referência(s)