Artigo Acesso aberto Produção Nacional

NOTAS SOBRE A CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO DIÁLOGO COM O FILME BRASILEIRO A HISTÓRIA DA ETERNIDADE

2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.4025/imagenseduc.v7i2.34344

ISSN

2179-8427

Autores

Andreza Oliveira Berti, Rosa Malena de Araújo Carvalho,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo tem como objetivo estabelecer uma conversacao com o filme A Historia da Eternidade, em especial com uma cena em que o corpo de uma das personagens visibiliza a densidade da vida no mundo,com a educacao e com a educacao de jovens e adultos. Para isso, destacamos a potencia pedagogica da arte cinematografica na escola, por meio do conceito de alteridade, em aproximacao com a nocao de corporeidade na educacao de jovens e adultos (EJA). Nesse movimento, com as colaboracoes filosoficas de Carlos Skliar, Jacques Ranciere, Peter Sloterdijk, Rene Scherer e Silvio Gallo, desejamos contribuir com praticas pedagogicas marcadas pela suspensao do previsto, pela desnaturalizacao do corpo e pela possibilidade de encontros entre alteridades. Em nossos resultados parciais, a relacao entre o cinema e a educacao, assim como a afirmacao da corporeidade, vem fortalecendo gestos pedagogicos coletivos na atuacao com a EJA.

Referência(s)