
Contribuições filosóficas e pedagógicas de Bogdan Suchodolski (1903-1992) para a educação da classe trabalhadora
2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL; Volume: 8; Issue: 22 Linguagem: Português
10.26514/inter.v8i22.1572
ISSN2177-7691
AutoresNeide de Almeida Lança Galvão Favaro,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoResgatar as contribuições de Bogdan Suchodolski (1903-1992) para o debate da educação na atualidade é o objetivo desse artigo, resultante de pesquisas na Pós-Graduação em Educação (UFSC/CNPQ). Ele deixou uma ampla produção a ser revisitada, pois traz elementos fundamentais para a análise de uma educação voltada aos interesses da classe trabalhadora. A abordagem qualitativa e bibliográfica, pautada no materialismo histórico, levou em conta as relações concretas em que viveu e seu engajamento político em prol da consolidação do socialismo na Polônia. Ao analisar os fundamentos filosóficos das pedagogias da essência e da existência, combateu as pedagogias burguesas e as concepções utópicas e abstratas do campo educacional da esquerda. Dentre suas postulações pedagógicas estão a defesa da união entre trabalho intelectual e físico, um programa educativo pautado na ciência e o desenvolvimento da consciência socialista. O que as distingue e demarca sua importância é o fato de que tais proposições são constituídas por uma imprescindível aliança com a prática revolucionária concreta. Suas análises levaram à defesa de uma pedagogia voltada para o futuro, que fosse expressão das lutas concretas e permanentes pela alteração das condições materiais de vida.
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