
Memória e modernidade em Benedicto Monteiro e Milton Hatoum
2016; Volume: 3; Linguagem: Português
ISSN
2236-0883
Autores Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
Resumodois potenciais tracos que marcam esse periodo:a degradacao e a memoria. Em termos de AmericaLatina, esses dois tracos mediam uma relacao entreuniverso e producao cuja perspectiva e a construcaode uma proposta identitaria deflagradas a partir dadecada de 50 e que encontrou ecos profundos duranteos anos do romance do “boom” em que o real maravilhoso,diria Jacques Joset, torna-se a traducao maisproxima de uma realidade efetivamente maravilhosa.Nesse universo, a memoria e construida dentrode um processo de recuperacao da cultura autoctone,povoada de tracos miticos e uma alusao profundaa paisagem e ‘a historia.Por outro lado, a raiz semântica da palavradegradacao carrega uma ideia de tempo “lento e continuo”segundo Walter Moser (apud Miranda;1999:37). Vejamos: na exposicao feita por este autor,a partir do verbo latino cadere (cair), combinado como prefixo de-, temos em frances decheance (degradacao),decadence (decadencia) e ate dechet (dejetos);em ingles, declay. O mesmo trabalho pode ser feitoem alemao. Em sua teoria da degradacao em As Origensdo Barroco Alemao, Walter Benjamim utilizou,por exemplo, os termos Verfall (degradacao) eVerganglichkeit (decrepitude).
Referência(s)