philosophy with children, between patience and urgency: from paradox to challenge
2005; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2525-5061
Autores Tópico(s)Philosophy and Historical Thought
ResumoPor ocasiao do seu 30o aniversario, cabe questionar a discussao filosofica com criancas, tanto em relacao as suas implicacoes teoricas como as suas praticas. Ao se aceitar reconhecer que os objetivos por ela propostos configuram antes um horizonte que um cume a alcancar, e valido interrogar: O que constitui, ao mesmo tempo, um paradoxo e um neste projeto educacional, politico e humanista? Este artigo visa trazer a luz como este paradoxo e apenas aparente e, sobretudo, destacar como ele pode ser visto como um desafio. Desta forma, sera possivel entender por que esse aparente paradoxo constitui um combustivel formidavel para o que constitui a defesa e a promocao do processo de discussao filosofica com criancas. Pretendemos mostrar, em tres etapas, como esse aparente paradoxo e de fato um desafio, e como ambos fazem parte da propria matriz da filosofia para criancas, desde o seu surgimento, mas ainda mais no contexto contemporâneo. A primeira parte visa trazer a luz uma definicao preliminar deste paradoxo. Desta forma, sera possivel identificar sua morfologia global, seus supostos epistemologicos e os pressupostos hermeneuticos sobre os quais repousa. Em seguida, tratar-se-a de continuar explorando mais a fundo um dos fundamentos deste paradoxo: o relativo a analise da urgencia em desenvolver a discussao filosofica com criancas. Esta analise tem por finalidade nao so enfatizar a natureza tanto subversiva quanto responsavel da abordagem, mas tambem colocar em evidencia como a sua legitimidade e, ao mesmo tempo, o motor de sua expansao. Por fim, a terceira parte se dedicara a estudar a maneira como este desafio paradoxal da discussao filosofica com criancas constitui de fato um horizonte individual e coletivo notavelmente fertil em termos de desenvolvimento sustentavel do nosso meio ambiente.
Referência(s)