Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Dificuldade de aprendizagem e reeducação escolar

2003; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ; Linguagem: Português

10.36453/cefe.2003.v5.i10.p183

ISSN

2318-5104

Autores

Lia Cristina Varassin Ferreira,

Tópico(s)

Children's Physical and Motor Development

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar as dificuldades de aprendizagem em crianças do ensino fundamental e a aplicação da reeducação escolar como estratégia de intervenção. A pesquisa é uma revisão bibliográfica que aborda transtornos como dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia. Os resultados indicam que a reeducação escolar, baseada na psicomotricidade, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das capacidades cognitivas e motoras das crianças. Atividades físicas estruturadas demonstraram ser eficazes no aprimoramento da leitura, escrita e matemática, promovendo uma aprendizagem mais integrada. Conclui-se que o profissional de Educação Física pode contribuir significativamente para a reeducação escolar, utilizando atividades lúdicas e psicomotoras como ferramentas no processo de ensino-aprendizagem.

Referência(s)