
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM NOVO EPISÓDIO DE ESVAZIAMENTO DA ESCOLA NO BRASIL
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.9771/gmed.v9i1.21835
ISSN2175-5604
AutoresAna Carolina Galvão Marsiglia, Leonardo Docena Pina, Vinícius de Oliveira Machado, Marcelo Lima,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
Resumo<p>Este trabalho tem como objetivo analisar os princípios presentes na formulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Buscamos, por meio da análise documental dos fundamentos pedagógicos de sua segunda versão e estrutura geral da terceira versão, demonstrar que a sua elaboração atende aos interesses da classe empresarial e é mais um episódio de esvaziamento da escola no Brasil. Ao mesmo tempo, a partir de referências da pedagogia histórico-crítica, apontamos uma concepção curricular que defende que o principal objetivo da educação escolar é propiciar à classe trabalhadora o domínio dos conhecimentos clássicos.</p>
Referência(s)