Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Otimização logística para o transporte multimodal de safras agrícolas no Brasil com foco no corredor Nordeste

2016; Bank of the Northeast; Volume: 43; Issue: 1 Linguagem: Português

10.61673/ren.2012.201

ISSN

2357-9226

Autores

José Eduardo Holler Branco, José Vicente Caixeta Filho, Augusto Hauber Gameiro, Carlos Xavier, Maria Andrade Pinheiro, Warli Anjos de Souza,

Tópico(s)

Agricultural and Food Sciences

Resumo

Apresenta os principais resultados de projeto de pesquisa cujos objetivos eram a identificação dos entraves à multimodalidade na logística de cargas agrícolas e agroindustriais no Brasil. Em especial, enfoca o chamado Corredor Nordeste. Foi conduzida uma pesquisa de campo com o intuito de estudar o problema sob o ponto de vista dos agentes diretamente envolvidos, especialmente transportadores e embarcadores (usuários dos serviços de transporte). Também foi desenvolvido um modelo matemático de otimização com o objetivo de identificar os efeitos de eventuais projetos de investimento em infraestrutura de transporte visando promover a multimodalidade no referido corredor. Os resultados obtidos permitem uma adequada compreensão do problema da deficiência infraestrutural da multimodalidade. O modelo de otimização − aplicado a um cenário atual e a um futuro (ano de 2015) − pode contribuir para a tomada de decisão de investidores públicos e privados visando corrigir os entraves, conferindo maior eficiência e competitividade para o transporte multimodal. Dessa forma, a pesquisa procura contribuir com reflexões para o desenvolvimento socioeconômico da região Nordeste do Brasil.

Referência(s)
Altmetric
PlumX