Modalidades Artísticas na Região Autónoma da Madeira (Portugal): Das primeiras atividades de enriquecimento curricular à definição do atual modelo de política educativa (1985-2016)

2017; Volume: 24; Issue: 37 Linguagem: Português

ISSN

2358-033X

Autores

Paulo Alexandre da Silva Esteireiro, Carlos Gonçalves, Natalina Santos,

Tópico(s)

Diverse Music Education Insights

Resumo

Na Regiao Autonoma da Madeira (Portugal), o Governo Regional, atraves do seuServico de Educacao Artistica e Multimedia (DSEAM), desenvolve desde 1986 oprojeto “modalidades artisticas”, um projeto de educacao artistica que envolveatualmente todas as criancas e jovens nas escolas da regiao, em contexto curriculare extracurricular. O principal proposito deste artigo e apresentar as principais etapasdeste projeto: desde as primeiras experiencias de atividades de complementocurricular (1985-1995); passando pela sistematizacao decorrente da criacao da Escolaa Tempo Inteiro (1995-2001); ate a definicao em decreto regulamentar da coordenacaodas “modalidades artisticas” (2001-2007); e, finalmente, a criacao do modelo vigente(2007-2016). O atual modelo e um relevante instrumento de politica educativa na areada educacao artistica, prevendo elementos como: a figura da lideranca; a tipologiade eventos a desenvolver; credito horario para as escolas dedicarem ao projeto;formacao continua nas diversas modalidades; instrumentos de planificacao, controloe avaliacao. Palavras-chave : politica educativa, atividades de complemento curricular eextracurriculares, modalidades artisticas.

Referência(s)