
TRANSDISCIPLINARIDADE E A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS
2015; Volume: 1; Issue: 16 Linguagem: Português
ISSN
1982-1662
AutoresRomildo de Albuquerque Nogueira, Paulo Fernando Lima de Souza, Rubens Filipe de Arruda Amorim Oliveira,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO objetivo deste trabalho e relatar duas experiencias didaticas relacionando Transdisciplinaridade (TransD) e principios da Fisica Moderna e Contemporânea. Na Fisica Moderna, o foco foi o Principio da Dualidade da Luz e, na Fisica Contemporânea, a Teoria dos Sistemas Complexos, tambem conhecida como Teoria do Caos. Na primeira experiencia didatica (oficina), foi promovida uma discussao, com estudantes de graduacao em Fisica, sobre as propriedades ondulatorias e corpusculares da luz e sua relacao com a TransD. Essa oficina constituiu-se de tres experimentos fisicos (a cuba de onda, a dupla fenda de Young e o radiometro de Crookes) e de uma discussao sobre a TransD, focando, principalmente, na logica do terceiro incluido. Na segunda oficina, foi proposta uma pratica pedagogica para ensinar a Teoria dos Sistemas Complexos (Caos) para estudantes de graduacao. Nessa oficina, foi produzido e discutido um curto documentario acerca do Caos no senso comum. Em seguida, rotinas computacionais foram desenvolvidas e utilizadas para discutir as concepcoes cientificas sobre o Caos. Para testar a eficacia das oficinas, aplicou-se um instrumento de avaliacao antes e depois da atividade. Na primeira oficina, foi possivel observar, nas falas dos estudantes acerca do Principio da Dualidade da Luz, que inicialmente estas eram desprovidas de uma logica que respaldasse tal Principio, emergindo apos a oficina algumas relacoes coerentes entre o Principio da Dualidade e a TransD. Na segunda oficina, as respostas previas dos estudantes mostraram uma diversidade de concepcoes resultantes do senso comum da palavra Caos. Apos a realizacao da oficina, alguns estudantes conseguiram estabelecer diferencas entre o Caos no senso comum e o conceito cientifico de Caos. Esperamos que os relatos das experiencias didaticas relacionando a transdisciplinaridade e a Fisica Moderna e Contemporânea sejam inspiradores para novas experiencias didaticas com a TransD.
Referência(s)