Artigo Acesso aberto

Avaliação e tratamento de comportamentos problemas de duas pessoas com o diagnóstico de depressão

2017; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português

10.31505/rbtcc.v19i1.956

ISSN

1982-3541

Autores

Letícia Guedes Nóbrega, Ilma A. Goulart de Souza Britto,

Tópico(s)

Child and Adolescent Psychosocial and Emotional Development

Resumo

Este estudo envolveu a avaliação e tratamento de comportamentos-problema de duas pessoas com o diagnóstico de depressão em que eventos motivadores antecedentes e reforçadores consequentes para os comportamentos-problema consistiram em atenção social e fuga de demandas. As participantes eram do sexo feminino e relataram ter recebido esse diagnóstico desde a adolescência. Para avaliar os relatos de comportamentos-problema, foram empregadas estratégias de avaliação funcional por observação indireta, por observação direta e a análise funcional com quatro condições principais: atenção, fuga de demanda, sozinho e controle. As participantes exibiram altos índices de comportamentos-problema nas condições de atenção e fuga de demandas, o que evidencia o controle do responder pelos eventos motivadores antecedentes e pelos reforços consequentes. Na condição de controle foi possível observar a eficácia da densidade de reforçadores, e na condição sozinho os comportamentos-problema não ocorreram. Para tratar os relatos de comportamentos-problema, o programa de intervenção incluiu o reforço diferencial (DRA), mais a extinção (EXT), com uso do delineamento de reversão-replicação seguido por follow-up. Observou-se que o uso do DRA mais EXT diminuiu os relatos de comportamentos-problema e aumentou os relatos de comportamentos desejados de forma confiável.

Referência(s)