
Imagens de liderança indígena e o Programa Waimiri-Atroari
2013; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português
10.26512/interethnica.v2i1.11518
ISSN2318-9401
Autores Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoA situação dos Waimiri-Atroari tem sido marcada pelas pressões exercidas por duas grandes empresas sobre a área, a Mineração Taboca S.A. do Grupo Paranapanema, e a ELETRONORTE, que resultou numa atuação por parte das administrações locais que chamo "indigenismo empresarial" (Baines, 1993), em que o poder econômico de grandes empresas sobrepuja o da FUNAI. O programa indigenista decorrente de um convênio entre a FUNAI e a ELETRONORTE vem sendo apresentado, nas campanhas publicitárias desta empresa, como um modelo de indigenismo, os líderes Waimiri-Atroari desempenhando um papel fundamental para imbui-lo de autenticidade e uma retórica de autodeterminação indígena. A partir da implantação do PWA, o presente artigo destaca o papel da mídia na construção de imagens dos líderes Waimiri-Atroar
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