
Interculturalidade e crenças sobre o ensinoaprendizagem de língua japonesa: a línguacultura como causa
2017; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2238-7196
Autores Tópico(s)Migration, Racism, and Human Rights
ResumoO presente artigo busca problematizar a questao da interculturalidade da lingua-cultura japonesa em um contexto brasileiro de ensino-aprendizagem. Para tanto, buscamos nos estudos sobre crencas, experiencias e acoes sobre o ensino-aprendizagem de linguas estrangeiras uma maneira de investigar a questao dessa interculturalidade brasileira-japonesa na contemporaneidade. Dessa forma, conduzimos um estudo qualitativo de investigacao, por meio de um estudo de caso de carater contextual, utilizando diversos instrumentos de geracao de dados junto aos participantes da presente pesquisa. Os resultados apontaram que para a lingua-cultura japonesa os produtos culturais pop, bem como a intencao pelo desenvolvimento da competencia de comunicacao na lingua-cultura alvo, pautam as interacoes interculturais durante os processos de ensino-aprendizagem, sendo que experiencias previas sao capazes de influenciar as crencas e alterar as acoes dos aprendizes, bem como alterar as relacoes deles inseridos nas praticas interculturais.
Referência(s)