Sobre a recepção da escrita de Machado em Missa do Galo
2017; Ediciones Universidad de Salamanca; Volume: 4; Issue: 6 Linguagem: Português
ISSN
2386-4540
AutoresMaria Antonieta Jordão de Oliveira Borba,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoespanolEl trabajo realiza una lectura del cuento Missa do Galo, a partir de la premisa conceptual de la Teoria del efecto estetico de Wolfgang Iser (1978) y su posible articulacion con los presupuestos de la Estetica de la recepcion de Hans Robert Jauss. Tambien caracteriza a la escritura Machadiana por la idea de una estetica suspensiva en que la indeterminacion provoca en el lector la autorreferencialidad de la estructura. Desarrolla, asimismo, una lectura fenomenologica con el fin de analizar actos perceptivos, como si fueran inaugurales. El objetivo es ilustrar como se procesan las fases de la mente del lector implicito en contacto con una estructura de suspension, caracterizada por conceptos iserianos tales como repertorio estrategico, desfamiliarizacion de la estrategia pragmatica, vacio. portuguesO trabalho apresenta uma leitura do conto Missa do Galo, a partir da grade conceitual da Teoria do efeito estetico, de Wolfgang Iser (1978), e sua possivel articulacao com as nocoes sobre Estetica da recepcao de Hans Robert Jauss. Ainda assim, a caracterizacao da escrita machadiana pela ideia de uma estetica suspensiva em que a indeterminacao provoca o leitor para a autorreferencialidade da estrutura. Desenvolvimento de uma leitura fenomenologica, no sentido de registrar atos perceptivos, como se fossem inaugurais. O objetivo e ilustrar como se processam as fases da mente do leitor implicito em contato com uma estrutura suspensiva, a saber, a que se caracteriza por conceitos iserianos tais como repertorio estrategia, desfamiliarizacao; vazio; escrita machadiana EnglishTReading of the short story Missa do Galo, based on the conceptual framework of Wolfgang Iser’s theory of aesthetic effect (1978). Possible articulation of Iser’s conceptual framework with notions of Hans Robert Jauss’ reception aesthetics. Description of Machado’s writing according to the idea of a suspensive aesthetic structure, in which the indetermination provokes the reader’s attention to the self-referentiality of the structure. Description of the aesthetic pole as an interaction condition. The development of a phenomenological analysis to register perceptive acts as if they were inaugural. The objective is to illustrate how the phases of the mind of the implied reader are processed in contact with an aesthetic suspensive structure, which is characterized by Iser’s concepts, such as repertoire, strategy, defamiliarization; gap.
Referência(s)