
Gestão e Formação e Preços de Salgados em Uma Empresa Individual da Cidade de Taboão da Serra em São Paulo
2017; Faculdade Santo Agostinho; Volume: 14; Issue: 4 Linguagem: Português
10.12819/2017.14.4.3
ISSN2317-2983
AutoresJoão Almeida Santos, Michele da Silva Ferreira Ferreira, Eduardo Biagi Almeida Santos, Getúlio Kazue Akabane,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO crescimento de uma regiao depende da iniciativa de pequenos empreendedores que atuam com sua empresa individual, produzindo uma serie infinita de bens e servicos. Possui grande capacidade de gerar emprego, de movimentar a renda e de proporcionar o crescimento de outras microempresas por causa da demanda de mercadorias para o seu negocio. Um empreendedor individual que produz e vende salgados precisa de diversos componentes, como: fogao, gas, oleo, farinha de trigo, colher, faca, peneira, embalagem, permitindo que outros microempreendedores movimentem seu negocio, fornecendo tais materiais. A gestao e a formacao de precos do salgado deve ser o mais rigoroso possivel para evitar prejuizo, logo, quanto mais experiente e capacitado for o empreendedor maior a chance de que seu negocio sobreviva por mais tempo. Neste sentido, esta pesquisa mostra como uma MEI – Microempreendedor Individual da regiao de Taboao da Serra – SP, faz a gestao de sua empresa e a formacao de precos dos salgados que comercializa. Por meio de uma investigacao de pesquisa-acao e utilizando-se da pesquisa documental com abordagem quantitativa, esta pesquisa mostra a gestao e a formacao de precos por meio de apontamentos precisos de quanto se emprega de componentes e rendimento de cada um no processo de producao. Isto permitiu ao empreendedor estabelecer metas, identificar o salgado que tem maior margem de lucro, qual produto vende em determinado dia da semana, fazer promocao, dedicar esforco para o produto que tem maior demanda e margem de lucro. Palavra Chave: Gestao. Formacao de Preco. Salgado. Microempreendedor. Lucro. ABSTRACT The growth of a region depends on the initiative of small entrepreneurs who work with their individual company producing an endless series of goods and services. It has great capacity to generate employment, to move the income and to provide the growth of other micro-enterprises because of the demand for goods for your business. An individual entrepreneur who produces and sells empanadas needs a number of components such as: stove, gas, oil, wheat flour, spoon, knife, sieve, packaging, allowing other microentrepreneurs to move their business by supplying such materials. The management process and price formation of empanada should be as rigorous as possible to avoid injury, so the more experienced and empowered the greater the entrepreneur the chance that his business will survive longer. In this sense, this research shows how an MEI - Individual Microentrepreneur of the region of Taboao da Serra - SP, manages its company and the price formation of the salty that it markets. Through an investigation of action research and using documental research with a quantitative approach, this research shows that the management and the formation of prices by means of precise notes of how much is used of components and yield of each one in the production process. This allowed the entrepreneur: to establish goals, identify the salty one that has the highest profit margin, which product sells on a particular day of the week, make a promotion, dedicate effort to the product that has the highest demand and profit margin. Key word: Management. Price Formation. Salty. Microentrepreneur. Profit.
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