Arte moderna latino-americana: reflexões sobre a obra de Pedro Figari e o manifesto Martín Fierro (1924)

2016; Issue: 5 Linguagem: Português

10.15210/sha.v0i5.7831

ISSN

2237-1923

Autores

Raquel Casanova dos Santos Wrege, Mariane D’Avila Rosenthal, Caroline Leal Bonilha,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este trabalho objetiva tracar relacoes entre o Manifesto modernista latino-americano Martin Fierro (1924) e a obra pictorica “Nostalgias Africanas” de Pedro Figari (1861- 1938). Apresentam-se as contradicoes da segunda fase da Revista Martin Fierro em relacao a tematica regionalista da producao de Pedro Figari. Tendo em vista que o artista mesmo morando em Paris permanece reforcando por meio de suas obras a identidade do povo latino-americano. Trata-se de uma analise sobre a obra de Pedro Figari levantando os aspectos de sua relevância para a arte latino-americana, pois em seu contexto conseguiu adaptar-se aos estilos modernistas de origem europeia valorizando a cultura regionalista da qual fez parte e as formas de expressar de seu povo. Por meio desta pesquisa questiona-se: de que modo Figari esteve ligado as questoes que o Manifesto Martin Fierro defendia em suas duas diferentes fases?

Referência(s)