
Uso de periódicos para o ensino de história na educação básica - Projeto 1917: mídia, guerra, greve e revolução
2017; Centro Universitário Internacional (UNINTER); Volume: 12; Issue: 25 Linguagem: Espanhol
10.22169/intersaberes.v12i25.1217
ISSN1809-7286
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoResumo O texto comenta as propostas para o ensino de Historia na Educacao Basica apresentadas na mais recente versao (2017) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministerio da Educacao (MEC) para o Ensino Fundamental. Sao notadas as semelhancas deste documento com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Medio (PCNEM) do MEC publicados no ano de 2000. O foco do artigo sao os conteudos curriculares relativos a alguns dos centenarios mais relevantes verificados neste ano. Sao propostos como objeto de estudo alguns dos eventos ocorridos em 1917 e que tiveram importância reconhecidamente decisiva em nivel mundial (auge da Primeira Guerra Mundial e eclosao da Revolucao Russa), nacional (declaracao de guerra do Brasil a Alemanha) e local (greve geral). E apresentada uma metodologia do uso de revistas para o ensino de Historia na Educacao Basica contida no recente Projeto 1917: midia, guerra, greve e revolucao de autoria do Grupo do Programa de Educacao Tutorial (PET) dos cursos de Historia da Universidade Federal do Parana. Sao comentadas as principais metodologias de uso deste tipo de fontes historicas em sala de aula. O texto tambem disponibiliza acesso a copias digitalizadas das publicacoes historicas citadas numa base de acesso publico e gratuito aos professores interessados em utilizar tais fontes em sala de aula. Palavras-Chave: BNCC. Ensino de Historia. 1917. Abstract The following paper deals with the proposals for teaching History in Basic Education presented in the most recent version (2017) of the National Curricular Common Base (BNCC) of the Department of Education (MEC) for Elementary School. The similarities of this document with the National Curricular Parameters for Secondary Education (PCNEM) from MEC, published in the year 2000, are evident. The focus of the paper is the curricular contents related to some of the most important centennial anniversaries celebrated this year. Some of the events that occurred in 1917 and which were recognized as worldly (the peak of the First World War and the outbreak of the Russian Revolution), nationally (declaration of war from Brazil to Germany) and locally (general strike) decisive. A methodology for the use of periodicals for teaching History in Basic Education is presented in the recent Project 1917: Media, War, Strike and Revolution by the Federal University of Parana History courses Tutorial Education Program (PET) group. The main methodologies for using this type of historical sources in the classroom are discussed. The paper also provides access to digitized copies of the cited historical publications on a free public database for teachers interested in using such sources in classroom. Keywords: BNCC. Teaching History. 1917. Resumen El texto comenta las propuestas para la ensenanza de Historia en la Educacion Basica presentadas en la mas reciente version (2017) de la Base Nacional Comun Curricular (BNCC) del Ministerio de Educacion (MEC) para la Ensenanza Fundamental. Se observan las semejanzas de este documento con los Parametros Curriculares Nacionales para la Ensenanza en Nivel Media (PCNEM) del MEC publicados en el ano 2000. El foco del articulo son los contenidos curriculares relativos a algunos de los centenarios mas relevantes verificados este ano. Se propuso como objeto de estudio algunos de los eventos ocurridos en 1917 y que tuvieron importancia reconocidamente decisiva a nivel mundial (auge de la Primera Guerra Mundial y eclosion de la Revolucion Rusa), nacional (declaracion de guerra de Brasil a Alemania) y local (huelga general). Se presenta una metodologia del uso de revistas para la ensenanza de Historia en la Educacion Basica contenida en el reciente Proyecto 1917: medios, guerra, huelga y revolucion de autoria del Grupo del Programa de Educacion Tutorial (PET) de los cursos de Historia de la Universidad Federal de Parana. Se comentan las principales metodologias de uso de este tipo de fuentes historicas en el aula. El texto tambien ofrece acceso a copias digitalizadas de las publicaciones historicas citadas sobre una base de acceso publico y gratuito a los profesores interesados en utilizar dichas fuentes en el aula. Palabras clave: BNCC. Ensenanza de la historia. 1917.DOI: http://dx.doi.org/10.22169/revint.v12i25.1217
Referência(s)