
Condição jovem: juventude e ensino médio no Brasil
2017; Center for Studies and Research in Education, Culture and Community Action; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18676/cadernoscenpec.v6i2.368
ISSN2237-9983
AutoresMarta Wolak Grosbaum, Ana Maria Falsarella,
Tópico(s)Social and Political Issues
Resumo<p><span>O artigo trata do tema “condição jovem”, um dos aspectos abordados na pesquisa “<span>Políticas para o ensino médio: o caso de quatro estados</span>”, desenvolvida pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e a Fundação Tide Setubal entre 2015 e 2016 em escolas estaduais de ensino médio nos estados do Ceará, Goiás, Pernambuco e São Paulo. O texto parte da exploração teórica e legal sobre juventude e sobre ensino médio para analisar o discurso e representações dos estudantes sobre escola, juventude e futuro, levantadas por meio de entrevistas coletivas. Concluiu-se que o jovem recebe influências culturais e sociais não passivamente, mas interpretando-as à luz dos valores dos grupos aos quais pertence. Isso possibilita diferentes modos de construção identitária, o que confirma ser mais adequado falar em “juventudes”, já que inexiste um só perfil do jovem brasileiro que frequenta o ensino médio. </span></p>
Referência(s)