Comunicação e Hip Hop no Cone Sul Americano: surgimento e tradução cultural brasileira
2010; Universidad Nacional Experimental Rafael María Baralt; Volume: 8; Issue: 16 Linguagem: Português
ISSN
2216-135X
Autores Tópico(s)Music History and Culture
ResumoApresentando a historia do Hip Hop originada nos Estados Unidos, o trabalho investiga a manifestacao cultural e o processo de traducao exercido pelos grupos marginalizados brasileiros. O estudo tambem busca considerar o modo como as midias norte-americana e brasileira procuraram, desde o inicio do Hip Hop, apresenta-lo como uma manifestacao oriunda dos individuos ameacadores da ordem social. O conteudo se apoia nas contribuicoes da Escola de Chicago e da Folkcomunicacao que fornecem consideracoes pertinentes para se pensar a pratica cultural dos individuos marginalizados. Utilizamos o conceito de marginal proposto por Robert Park e Luiz Beltrao, cujo significado consiste na capacidade de um individuo ou grupo assimilar e trabalhar diferentes codigos culturais, pelo fato de conviver com duas ou mais etnias. No caso, o artigo se refere aos grupos afrodescendentes situados no Continente Americano que, desde o sistema escravocrata, encontram-se - em maioria - sob a condicao de dominados.
Referência(s)