
Concepção de currículo em Dermeval Saviani e suas relações com a categoria marxista de liberdade
2017; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 21; Issue: 62 Linguagem: Português
10.1590/1807-57622016.0922
ISSN1807-5762
AutoresCarolina Nozella Gama, Newton Duarte,
Tópico(s)Diverse Education Studies and Reforms
ResumoDermeval Saviani analisa o trabalho educativo pelo enfoque marxista, articulando questões relativas à filosofia e história da educação, política educacional e teoria pedagógica, fornecendo sustentação para o enfrentamento do esvaziamento do currículo escolar. A partir da contribuição desse educador e de outros que a ele se somam, na construção da pedagogia histórico-crítica, alguns princípios curriculares podem ser formulados para a seleção dos conteúdos do ensino. Um exemplo é a questão dos clássicos, que Saviani aponta como referência para a seleção dos conteúdos escolares. A categoria de liberdade é compreendida, pela tradição marxista, de maneira contraposta à visão liberal-burguesa e tem como fundamento a análise histórica da construção da sociabilidade e da cultura a partir da atividade de trabalho. É esta perspectiva histórica que dá sentido às ideias defendidas por Saviani sobre o conhecimento, a formação humana e o currículo escolar.
Referência(s)