
Investigando as raízes quadradas no sexto ano
2016; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português
10.35819/remat2016v2i1id1294
ISSN2447-2689
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo tem por objetivo apresentar uma metodologia para o ensino-aprendizagem do conceito de raiz quadrada através do processo de Investigação Matemática e de Resolução de Problemas, para uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental. Para o desenvolvimento deste trabalho baseou-se na interpretação geométrica para a raiz quadrada, utilizando para isso a área de quadrados e a medida do seu lado. Para tanto, utilizou-se a construção destes quadrados em uma folha quadriculada como procedimento metodológico, a fim de que os alunos pudessem perceber a relação entre o número de quadradinhos da área de cada quadrado, com a medida de seu lado, apresentando um significado concreto para o conceito de raiz quadrada. A relevância deste trabalho encontra-se no fato de ele se mostrar como uma alternativa interessante para os alunos significarem raízes quadradas.
Referência(s)