developing a method for dialogical analysis of the progress of conceptual thinking in philosophy for children: a first formulation

2009; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 5; Issue: 9 Linguagem: Português

ISSN

2525-5061

Autores

Samuel Heinzen, Jean Ducotterd, Anne-Claude Hess,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Identificar a progressao do pensar, dentro da pratica e da aprendizagem do filosofar, constitui uma preocupacao inerente a toda aplicacao metodologica no campo da filosofia para criancas. Primeiramente, do ponto de vista do metodo, e exigido para sua validade constitutiva basear-se sobre estruturas paradigmaticas fundadoras que sejam capazes de garantir sua essencia mesma, isto e, sua aplicabilidade. As exigencias teorica e pratica integram-se para demandar juntas um instrumento que identifique o progresso do processo de pensamento, que seja impregnado tanto de uma concepcao dinâmica do pensar, quanto de uma concepcao pratica do aprender a pensar. O conflito dialetico permite estruturar esta progressao. Ele e parte essencial tanto dos fundamentos de Lipman do ensino de filosofia para criancas, quanto do socioconstrutivismo, ambos sao indissociaveis da linguistica pragmatica. Essa postura pragmatica federal faz desse conflito o elemento privilegiado da construcao de um instrumento que seja capaz de criar uma contagem do progresso do pensar no processo de aprendizagem na comunidade de investigacao. A partir disso, torna-se possivel conceber uma estrutura tanto metodologica quanto conceitual que considere o conflito dialetico em solidariedade com o proprio pensamento dialetico, que se revela aporetico. A aprendizagem do pensar e, portanto, colocada em ressonância com o exercicio do pensar, este mesmo produzido pela linguagem na comunidade de interlocucao. A analise interlocutoria do progresso do pensar conceitual na filosofia para criancas pode, entao, sobre esta base, permitir a construcao de um metodo que, se e esquematizado formalmente, pode ser apropriado para assumir a coesao fundada pelo conflito dialetico. A esquematizacao de uma progressao dialetica aparece, portanto, como um instrumento que permite a identificacao do processo constitutivo do pensar conceitual. Essa esquematizacao se compoe de um sistema de cotacao que sinaliza os denominadores comuns que constituem a possibilidade mesma do pensar : o uno e o multiplo, a identidade e a diferenca, o relativo e o absoluto e, enfim, a parte e o todo. Este primeiro postigo apresenta esse instrumento esquematico, primeiramente expondo seus processos constitutivos, depois desenvolvendo seu protocolo operacional, e, por fim, termina com um exemplo de aplicacao. Ele prefigura uma aplicacao mais generalizada que aponte uma metodologia que satisfaca a solidariedade de suas exigencias fundadoras.

Referência(s)