ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS COMPONENTES DAS EMENTAS CURRICULARES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS IES DE CARUARU E OS COMPONENTES DO EDITAL DO EXAME DE SUFICIÊNCIA
2017; Uniabeu; Volume: 10; Issue: 24 Linguagem: Português
ISSN
2179-5037
AutoresAlyne de Moura Silva, Tiago de Moura Soeiro, João Gabriel Nascimento de Araújo, Juliana Gonçalves de Araújo, Rodrigo Vicente dos Prazeres,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO objetivo geral deste estudo e verificar se realmente ha aderencia entre as disciplinas das matrizes curriculares dos cursos de Ciencias Contabeis da cidade de Caruaru/PE em relacao aos conteudos exigidos pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no Exame de Suficiencia. Esta pesquisa se realizou por meio de estudo documental. Destacam-se ainda os aspectos relacionados a profissao contabil, ao ensino superior e as diretrizes curriculares. Analisando todo material da pesquisa, foi possivel observar que o conteudo com maior numero de questoes foi o de Contabilidade Geral, com media de 32,67% de participacao nas provas. Tambem foi possivel perceber o nivel de aderencia de cada instituicao de ensino estudada em relacao ao Exame de Suficiencia do CFC. Tendo como destaque a Nome Completo da IES (FAFICA), que tem em sua grade curricular 65,00% de disciplinas aderentes com os conteudos programaticos do exame. A Faculdade Mauricio de Nassau e a Unifavip Devry possuem respectivamente, 53,31% e 50,00% de aderencia ao Exame de Suficiencia Contabil.
Referência(s)