
Construindo uma Agenda de Pesquisa em Educação Científica, Ambiental e Saúde: a experiência do Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas sociais - Necaps
2008; Volume: 2; Issue: 4 Linguagem: Inglês
ISSN
2237-0315
Autores Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste artigo tem por objetivo socializar o percurso que o Nucleo de Estudo em Educacao Cientifica, Ambiental e Praticas Sociais - Necaps, do Centro de Ciencias Sociais e Educacao- CCSE, da Universidade do Estado do Para- UEPA, tem realizado para consolidar sua agenda de pesquisa em Educacao Cientifica, Ambiental e Saude, especialmente na Amazonia Paraense. A producao cientifica do Nucleo tem sido orientada pelo dialogo estabelecido com autores de diversos campos de conhecimento e com diferentes grupos sociais, como jovens, professores, gestores, comunitarios, ambientalistas, vendedores de produtos naturais, entre outros, participantes dos estudos realizados. Esse dialogo tem possibilitado visualizar a pesquisa numa perspectiva multirreferencial, ou seja, a partir de uma pluralidade de olhares e de linguagens. Assim, os objetivos deste estudo sao: a) apresentar os caminhos e as acoes de pesquisas realizadas no Necaps entre 1996 e 2007; b) verificar os processos de interlocucao das pesquisas executadas e em andamento com as areas de atuacao do Nucleo; c) avaliar a contribuicao das pesquisas desenvolvidas para producao do conhecimento nas areas de Educacao Cientifica, Ambiental e Saude, especialmente voltadas ao publico juvenil. Trata-se de uma pesquisa documental, na medida em que levantou e analisou projetos e relatorios de pesquisas, institucionalizadas ou nao, disponiveis nos arquivos do Necaps. Foi possivel perceber que existe uma agenda de pesquisa institucionalizada no Nucleo em fase de consolidacao. Palavras-chave Educacao. Educacao Cientifica. Educacao Ambiental e Saude. Pesquisa. Necaps. Constructing a new research agenda in scientific, environmental and health education: an experience of the Nucleo de estudos em educacao cientifica, ambiental e praticas sociais- NECAPS This article has the objective of socializing the trajectory the Nucleo de Estudo em Educacao Cientifica, Ambiental e Praticas Sociais-(Necaps) , of Centro de Ciencias Sociais e Educacao , of Universidade do Estado do Para-UEPA , has achieved to solidify its agenda of research in a scientific, environmental and health education, especially in the Paraense Amazon. The scientific production of Nucleo has been orientated through a dialogue established by authors from different knowledge fields, and different social groups, like young people, teachers, educational managers, communitarian people, environmentalist, natural product sellers, and others, participants of the achieved studies. This dialogue has allowed to look the research through a perspective of a system of references, that is, from a plurality of looks and languages. So, the study objectives are: a) to present the ways and the actions of research carried out from 1996 to 2007; b) to check the dialogue processes of the performed and ongoing researches with the performance areas of Nucleo ; c) to assess the contribution of the developed researches to the knowledge construction in the areas of scientific, environmental and health edu-cation, especially concerning the young people. It is about a documental research as it has raised and has analyzed research projects and reports, institutionalized or not, available in the Necaps ’ archives. It was possible to perceive that exists a research institutionalized agenda in Nucleo in process of consolidation. Key-words : Scientific Education. Environmental and Health Education. Research.Necaps.
Referência(s)