
Histórias em quadrinhos na sala de aula: leitura de mundos
2017; Centro Universitário Internacional (UNINTER); Volume: 12; Issue: 25 Linguagem: Português
10.22169/revint.v12i25.1207
ISSN1809-7286
Autores Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoRESUMO Assentado no pressuposto de que o ser humano se ve na contingencia incessante de decidir como agir satisfatoriamente nos multifacetados espacos pelos quais se ve obrigado a circular, defende-se neste texto que a leitura se da sempre a partir do ambiente em que o individuo se encontra, ja que as condicoes do entorno sao essenciais para que uma reacao adequada a manutencao de sua existencia possa ser tomada. Na esteira dessa compreensao, o texto procura demonstrar de que forma a sala de aula, por ter se tornado um ambiente repetitivo e que nao da condicoes ao sujeito de reagir ao meio, teria perdido o potencial para desenvolver a capacidade leitora das criancas, jovens e adultos que a frequentam. O texto propoe entao que historias em quadrinhos, desde que o trabalho nao fique restrito as publicacoes oriundas da comunicacao de massa, podem cumprir essa finalidade, proporcionando aos alunos o contato com obras que oferecam sempre novos modos de organizacao do espaco ficcional, chamados de “protocolos de leitura”, que fazem as vezes da chamada leitura de mundo. Palavras-chave: Leitura. Historias em quadrinhos. Ensino-aprendizagem. ABSTRACT Supposing human beings constantly have to make expected decisions according to social conventions, the following paper is based on the idea that reading must reflect the environment where one lives since the contradictions of such environment are essential for a full life. Thus, it tries to show how classroom activities, as they have become repetitive and do not offer one the conditions to interact with the real world, have lost the potential to develop students’ reading capacity. It suggests that comic books, since the activity is not constrained to popular publications, can show students a new fictional point of view called “reading protocol”, which can be seen as a way of reading the world. Keywords: Reading. Comic books. Teaching-learning. DOI: http://dx.doi.org/10.22169/revint.v12i25.1207
Referência(s)