
Internato rural na Amazônia: aspectos históricos, contexto atual e principais desafios
2017; Fundação Oswaldo Cruz, Casa de Oswaldo Cruz; Volume: 24; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0104-59702017000200004
ISSN1678-4758
AutoresRodrigo Pinheiro Silveira, Roseni Pinheiro,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoResumo O artigo faz uma análise histórica de experiências de internato rural na Amazônia, a partir de dados levantados em pesquisa empírica sobre a contribuição dessas experiências para a formação médica na região Norte. Embora influenciadas pelas mesmas ações, as escolas atuais têm desenhos diferentes, revelando cenários heterogêneos dos estágios em municípios e áreas rurais da região amazônica. O internato rural, no entanto, tem proporcionado aos estudantes oportunidades singulares, como atendimento clínico, ações educativas e de saúde, vivências do cotidiano local. São experiências importantes para a formação médica, embora ainda existam desafios para sua consolidação, como logística, preceptoria e modelo pedagógico.
Referência(s)